OBJETIVO

O curso busca esclarecer aos alunos os pontos fundamentais de uma estrutura capacitada para a gastronomia e a produção de cervejas de forma conjunta, aproveitando os benefícios fiscais e operacionais desse modelo de negócio.
 

PÚBLICO ALVO

  • Proprietários de microcervejaria interessados em otimizar suas estruturas para recepção de visitantes e prestar outros serviços.

  • Cervejeiros caseiros ou ciganos interessados em entrar no mercado através de um brewpub.

  • Investidores interessados em entender o que envolve a implantação de um negócio que envolve uma microcervejaria e um espaço gastronômico (estrutura e investimento).

  • Fabricantes de equipamentos interessados em identificar diferenciais comerciais.

Não é necessário conhecimento prévio sobre produção ou comercialização de cervejas.

FORMATO EAD

  • Aulas online, nos dias 11, 12 e 13/08, das 19h00 às 22h00;
  • Curso transmitido ao vivo, no formato de webconferência, com interação direta com o professor;
  • As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis para a visualização posterior, caso o aluno não possa participar no horário;
  • O material do curso será disponibilizado digitalmente;
  • Ao final do curso, será fornecido certificado digital de participação;

TÓPICOS ABORDADOS

  • Posicionamento: Estudo de mercado e clientes | Modas e tendências | Clientes e concorrentes | Fornecedores e parceiros estratégicos | Estratégia competitiva | Matriz SWOT | Posicionamento e proposta de valor | Fatores críticos de sucesso
  • Identidade do PDV: Marca e registro de marca | Fachada, ambientação e materiais | Seleção do ponto
  • Produtos e serviços: Produtos e serviços ofertados | Precificação | Estratégias promocionais
  • Layout: Modelo didático | Dimensionamento da estrutura | Seleção de materiais e equipamentos | Fluxo de serviço
  • Plano financeiro: Faturamento mensal | Projeção de vendas | Perfil de consumo | Despesas operacionais | Custos fixos e variáveis | CMV | Fichas técnicas | Impostos incidentes na venda | Cálculo de capital de giro | Resultado operacional Bruto
  • Indicadores de viabilidade: Investimentos pré-operacionais | Investimentos fixos | Ponto de Equilíbrio | Rentabilidade | Lucratividade | Retorno do Investimento
  • Roteiro de Operacionalização: Constituição da empresa | Demandas MAPA | Demandas do Alvará Sanitário | Contratos de aluguel | Software de gestão | Seleção de fornecedores
  • Equipe: Perfil da equipe e competências | Treinamento e desenvolvimento | Padrões operacionais | Escalas de horários | Escalas de funções | Salários e encargos | Gorjetas | Aspectos legais

MATERIAL DO CURSO

  • Apostila com slides utilizados no curso
  • Questionário para pesquisa de público-alvo
  • Modelo de planta para brewpub e projeto em 3D
  • Planilha para análise de concorrentes
  • Planilha para cálculo de custos de produção
  • Planilha para cálculo de custos fixos e variáveis
  • Planilha para cálculo de retorno do investimento
  • Planilha para cálculo de gorgeta
  • Quadro para definição de horários de equipe
  • Apostila sobre equipamentos para cozinha
  • Lista de equipamentos para cervejaria
  • Três opções de orçamento de equipamentos para cervejaria - 250, 500 e 1.000 litros
  • Documentação sobre normativas do MAPA
  • Legislação Sanitária Federal

Carga Horária: 9 horas.

Conteúdo do curso

Assista aos nossos cursos para começar seu negócio do jeito certo e para melhorar sua operação já existente!


10x de R$ 57,80

10x de R$ 34,90
Sobre os Instrutores
Taline Souza

Taline Souza

Consultora em Identidade Empresarial e Gestão de Operações Gastronômicas, Docente da Pós graduação em Negócios de Alimentos e Bebidas da ESPM, pós-graduada em Gestão e Gastronomia pela UNISINOS. Foi assessora de implantação da Rede Amiche Pizzeria e Bar, e diretora da Escola Di Paolo e membro do time de implantação de novos negócios do grupo Casa Di Paolo.