OBJETIVO

O curso busca esclarecer aos participantes os pontos básicos a serem considerados no planejamento da implantação de uma cervejaria cigana. O objetivo é capacitar o aluno a tomar decisões relativas aos aspectos operacionais, comerciais e financeiros da terceirização da produção de cervejas artesanais e avaliar a viabilidade do negócio.

PÚBLICO ALVO

  • Cervejeiros caseiros interessados em produzir comercialmente de forma terceirizada;

  • Proprietários de micro cervejarias interessados em terceirizar na sua capacidade ociosa;

  • Investidores que tenham interesse em entrar no mercado de cervejas artesanais;

Não é necessário conhecimento prévio sobre produção ou comercialização de cervejas.

FORMATO EAD

  • Aulas online, nos dias 04, 05 e 06/08, das 19h00 às 22h00;
  • Curso transmitido ao vivo, no formato de webconferência, com interação direta com o professor;
  • As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis para a visualização posterior, caso o aluno não possa participar no horário;
  • O material do curso será disponibilizado digitalmente;
  • Ao final do curso, será fornecido certificado digital de participação;

TÓPICOS ABORDADOS

Aula 1 - Cervejaria Cigana e Mercado Cervejeiro

  • Conceito de cervejaria cigana;
  • Evolução do mercado de cerveja artesanal americano;
  • Evolução do mercado de cerveja artesanal brasileiro;
  • Análise do mercado atual;
  • Definição de público-alvo;
  • Análise de concorrentes;
  • Análise de fornecedores;
  • Oportunidades de negócio e parcerias;

Aula 2 - Plano de Marketing e Contrato de terceirização

  • Estratégia de marcas, rótulos e registro de marca
  • Embalagens (barris, garrafas, latas, growlers, PETs)
  • Preço e estratégia promocional
  • Estrutura de comercialização (equipes internas, externas , representantes, distribuidores);
  • Desenvolvimento e propriedade de receitas
  • Registro no MAPA
  • Valores pagos à cervejaria contratada
  • Produção em mais de um local e informações no rótulo
  • Tipos de contrato e quantidade por produção
  • Armazenamento e transporte dos produtos
  • Impostos incidentes na terceirização

Aula 3 - Plano Financeiro e Indicadores de Viabilidade

  • Volume de venda e capacidade terceirizada
  • Atividades econômicas possíveis (CNAEs)
  • Custo unitário e impostos incidentes na venda
  • Forma de cálculo do ICMS-ST
  • Despesas operacionais e custos fixos
  • Faturamento mensal e capital de giro
  • Resultado operacional bruto
  • Ponto de equilíbrio, retorno do investimento e viabilidade do negócio

MATERIAL DO CURSO

  • Apostila com as transparências utilizadas durante o curso
  • Modelo de Plano de Negócio
  • Modelo de Contrato de Terceirização
  • Planilha para cálculo de custos de produção
  • Planilha para cálculo de impostos
  • Planilha para estimativa de necessidade de capital de giro
  • Planilha de orçamento para cálculo de lucratividade, rentabilidade e tempo de retorno do investimento

Carga-Horária: 9 horas

Conteúdo do curso

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Sobre os Instrutores
Filipe Bortolini

Filipe Bortolini

O instrutor do curso é Filipe Bortolini, sócio da @beerbusiness e da cervejaria cigana e brewpub @arnestobrewerycave. Filipe é Beer Sommelier pela Doemens Akademie, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS, professor da disciplina de Mercado Cervejeiro da graduação em Produção Cervejeira da Unicesumar e autor do livro didático "Mercado Cervejeiro", publicado pela Unicesumar.